top of page
Buscar
Foto do escritordanielericco

20 DE JANEIRO OU 01 DE MARÇO - AFINAL QUAL A DATA DA FUNDAÇÃO DO RIO DE JANEIRO ?

Esse blog começa com um questionamento que acomete várias pessoas que não são do Rio de Janeiro. Afinal, qual é a data da fundação da cidade – 20 de janeiro ou 01 de março ? Apesar do feriado municipal ser no dia 20 de Janeiro, a fundação da cidade do Rio de Janeiro se deu em 01 de março de 1565. Mas porque então se comemora o dia 20 de janeiro ?

20 de janeiro é o dia do padroeiro da cidade, São Sebastião. Devemos lembrar que o Descobrimento do Brasil e sua posterior colonização se deu num período conturbado da nossa História. No século XV, vários eventos aconteciam na Europa – Renascimento Comercial e Urbano, Renascimento Cultural, Grandes Navegações, Reforma Religiosa.

Portugal deu o ponta-pé inicial e saiu na frente na corrida em busca de novas rotas comerciais e regiões em busca de lucros e matéria-prima. Muitos outros também já se aventuravam em busca do tão sonhado caminho para as Índias, já que a rota comercial pelo Mar Mediterrâneo estava nas mãos de Gênova e Veneza e outras rotas terrestres se encontravam impedidas pelos turcos otomanos que tomaram Constantinopla.

Não havia escolha senão se aventurar “pelos mares nunca antes navegados”, como dizia Camões em sua epopéia Os Lusíadas

Em uma dessas aventuras, o continente americano acabou sendo descoberto e um acordo foi firmado entre Portugal e Espanha com a descoberta desse novo continente – Tratado de Tordesilhas que, em 1494,delimitava, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”. Em 1500, Cabral aporta no Brasil, onde hoje é a cidade de Porto Seguro na Bahia e após 10 dias parte novamente em direção às Indias.

Em todas as expedições marítimas portuguesas sempre havia um religioso com a missão de dar suporte espiritual a tripulação e para também difundir o cristianismo. As expedições exploratórias e colonizadoras que se sucederam trouxeram consigo jesuítas da Companhia de Jesus, com destaque para José de Anchieta e Manoel da Nóbrega que participaram na fundação da cidade do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro fazia parte da capitania hereditária de São Vicente e não recebeu tanta atenção dos portugueses apesar da localização estratégica e presença de pau-brasil. Só após a invasão constante de outros europeus, principalmente de franceses na região, que quase conseguiram estabelecer aqui uma França Antártica, é que se pensou em colonizar a região. Após anos de luta contra a resistência francesa em 01 de março de 1565, Estácio de Sá, sobrinho do então governador geral Mem de Sá, funda a cidade do Rio de Janeiro estabelecendo um povoado na região entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão.


A cidade recebe o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, santo que também é escolhido como padroeiro e também em homenagem ao rei de Portugal na época, Dom Sebastião nascido no dia 20 de janeiro, sob a regência de sua avó Catarina da Austria, devido sua menoridade. O nome Rio de Janeiro permaneceu apesar do engano da expedição exploratória portuguesa que chegou na Baía de Guanabara em janeiro de 1502, e achava que a mesma se tratava de uma foz de um grande rio.


Mapa de Luis Teixeira, 1574


A data oficial da fundação da cidade é comemorada em 01 de março mas o feriado mesmo é no dia do santo padroeiro em 20 de janeiro.


29 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


mfmello64
Jan 20, 2021

Parabéns. Adorei 👏👏👏👏

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page