top of page
Buscar
Foto do escritordanielericco

BIO PARQUE, O ANTIGO JARDIM ZOOLOGICO



Depois de viajar a Paris, na década de 1870, o empresário João Batista Viana Drummond ficou impressionado com o urbanismo daquela capital na época e, na qualidade de amigo do imperador Dom Pedro II, adquiriu a antiga Fazenda dos Macacos (no atual bairro de Vila Isabel) à princesa Isabel por 120 contos de réis em 1872. Ali ele instalou um zoológico. Com o passar dos anos, no entanto, com o início da República e diante das dificuldades, o antigo zoológico viu-se obrigado a fechar suas portas – o que ocorreu, de fato, na década de 1940.

Em 18 de março de 1945, o Rio de Janeiro ganhou um novo jardim zoológico, inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, no parque da histórica Quinta da Boa Vista, residência da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira, junto ao Museu Nacional do Brasil.

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro foi o mais antigo zoológico do Brasil, com mais de 80 anos de história. Localizado no Parque da Quinta da Boa Vista, o zoológico passou por diversas administrações, ao longo das quais mudou também algumas vezes de nome. No ano de 1985, o Jardim Zoológico foi transformado na Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro, ligada à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Chamado de RioZoo até o ano de 2016, o zoológico passou a ser administrado por uma empresa privada: o Grupo Cataratas, empresa privada reconhecida por sua expertise na gestão de atrativos naturais, de conservação, educação e pesquisa. No ano de 2019, o parque foi fechado para a visitação pública para que uma profunda reforma fosse concluída e um novo projeto fosse inaugurado: o BioParque do Rio



Localizado no coração da Quinta da Boa Vista, parque imperial do bairro de São Cristóvão, o Zoológico do Rio tem uma área de 55 mil metros quadrados e um plantel de cerca de 800 animais, entre aves, primatas, répteis, peixes e felinos. A missão era tornar o RioZoo uma referência mundial, tanto no tratamento dos animais, quanto na formação de visitantes conscientes. Nesse primeiro momento, os esforços são para mudar os protocolos de alimentação e medicação, dando melhores condições de vida aos animais. Nos dois primeiros anos do contrato de concessão, a empresa investirá R$ 65 milhões em melhorias, implementando o conceito de enclausuramento inverso que é usado em zoológicos de classe mundial, como o Zoo de San Diego, na Califórnia. De maneira resumida, saem as grades dos recintos que separam os animais do público melhorando a experiência para o visitante e provendo um ambiente adequado para os animais. Durante os 35 anos da concessão, os investimentos no RioZoo somarão R$ 130 milhões e a companhia devolverá à cidade, a seus moradores e visitantes um espaço completamente renovado, com importantes projetos de educação ambiental, conservação e pesquisa em parceria com instituições brasileiras de ponta.


Curiosidades


1-Existe uma alameda com diversas palmeiras que, na verdade, tem um nome que foi dado em homenagem a um animal emblemático que viveu no antigo Jardim Zoológico: é em homenagem ao Macaco Tião! Ele foi um animal muito famoso que viveu no antigo zoológico e era conhecido por atirar coisas nos visitantes. Seu nome “Tião” era uma homenagem ao padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião. Em 1988, ele foi lançado como candidato à prefeitura do Rio, como forma de protesto, e recebeu 400 mil votos! Macaco Tião faleceu em 1996 e foi decretado luto oficial na época.




2-Tem um animal que é tão famoso que foi utilizado como modelo para a ilustração que aparece em uma cédula de dinheiro, a Gabi foi modelo para a onça-pintada que vemos na nota de 50 reais! Gabi faleceu em julho desse ano.





3 -O caso das girafas do BioParque do Rio se refere à importação de 18 girafas em novembro de 2021 pelo BioParque do Rio. A compra das girafas foi a maior importação de animais de grande porte já feita no Brasil. Contudo, no dia 14 de dezembro, as girafas estavam tomando sol em uma área ao ar livre quando seis girafas atravessaram a cerca e conseguiram fugir. Todas foram recapturadas, mas três delas morreram algumas horas depois. Um laudo feito por veterinários contratados pelo BioParque apontou que a causa das mortes das girafas foi miopatia, uma condição provocada eventualmente por estresse.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Zoologico_do_Rio_de_Janeiro

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page