top of page
Buscar
Foto do escritordanielericco

E AS CARMELITAS CAEM NA FOLIA

Atualizado: 20 de jun. de 2022



Santa Teresa é, hoje, um dos bairros mais animados durante o período em que a chave da cidade é entregue a Momo, o Rei da Folia. Com oito blocos subindo e descendo suas ladeiras, a festa momesca é garantida de sexta a terça-feira de carnaval.

A vocação carnavalesca do bairro começou em 1990, com um grupo de peladeiros que, após uma partida, conversava em um bar na esquina da Rua Dias de Barros com a Ladeira de Santa Teresa, nas proximidades do Largo do Curvelo. A ideia de criar um bloco carnavalesco logo animou o grupo.

Conversa vai, conversa vem, todos concordaram em homenagear, irreverentemente, as irmãs do Convento de Santa Teresa, cuja história está estreitamente ligada ao nascimento do bairro. Um dos peladeiros disse até que já tinha visto uma freira pulando o muro do convento para cair na folia. A lenda estava criada! E o Bloco das Carmelitas, um dos mais charmosos e irreverentes da cidade, também! Acabou virando tradição no bloco, homens e mulheres vestirem hábitos de freira na cabeça para que a "fujona" possa brincar em paz, sem ser facilmente reconhecida




É por causa da lenda envolta em seu nascimento que, durante o período momesco, o bloco sempre sai dois dias e faz dois trajetos. O de ida acontece na sexta de carnaval, quando “a freira pula o muro”, e o bloco sai da Ladeira de Santa Teresa (esquina com Dias de Barros) em direção ao Largo dos Guimarães. O trajeto de volta acontece na terça-feira, quando “a irmã carmelita retorna ao seu claustro”, e o bloco sai do Largo dos Guimarães em direção à Ladeira de Santa Teresa.


REFERÊNCIAS


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page