Jorge Selarón é um chileno nascido em 1947 que construiu a escadaria. Ele era um viajante do mundo, pintor e artista de cerâmica. Ele viajou o mundo inteiro e visitou mais do que 50 países nas Americas, Europa e Asia, Quando ele chegou no Rio de Janeiro em 1983 ele se apaixonou pela cidade e decidiu ficar. O local que ele escolheu pra viver ficava no topo de uma escadaria, que conecta dois bairros do Rio, Lapa e Santa Teresa. Para pagar as suas contas aqui no Brasil, Selarón vendia suas pinturas.
Quando o Selarón se mudou para sua casa, ele percebeu que a escadaria estava em condições péssimas. Ninguém cuidava dela. Em 1990 ele começou a renovar alguns dos degraus da sua casa. No início ele adicionou azulejos azul, amarelo e verde (cores da nossa bandeira). Isso se tornou um tributo para os brasileiros e para o time brasileiro de futebol da Copa do Mundo da Fifa, em 1994. O projeto começou como um hobbie, mas pouco a pouco, Selarón tornou-se viciado para continuar o projeto. Todas as vezes que ele ficava sem dinheiro para comprar mais azulejos, ele venderia mais pinturas.
A cor vermelha é muito presente nos dois lados da Escadaria Selarón. O projeto começou com azulejos vermelhos após terminar os degraus em 200. Vermelho era sua cor favorita e também uma das cores principais da bandeira chilena.
Conforme o trabalho de Selarón tornou-se mais famoso, ele começou a receber azulejos de cerâmica de presente de viajantes que estavam no Rio de Janeiro, o que considerava um presente, poder colocar na escadaria os azulejos de turistas de todas partes do mundo. Isso também é uma ótima maneira de manter ele no projeto, já que Selarón sempre teve problemas financeiros.
Podemos observar tipos de azulejos que se repetem na escadaria: são eles em alto relevo (técnica que utiliza diferença da profundidade nos detalhes do desenho para provocar uma sensação realista) além de aves, times de futebol e sobre navegação.
Jorge Selarón começou a colorir as escadas em 1990. Naquela época ele dizia que o projeto terminará somente no dia de sua morte. Esse dia aconteceu 23 anos após ele iniciar o projeto. Você consegue imaginar isso? Ele fez esse mosaico a céu aberto em um espaço público durante 23 anos da vida dele! Azulejo por azulejo, até o dia de sua morte…
A história do Selarón terminou de uma maneira muito triste. Foi no ano de 2013, quando a polícia encontrou ele morto em frente a escadaria. O corpo dele esta cheio de marcas de queimadura, e até hoje nós não sabemos a causa real de sua morte. Existem especulações que foi um homicídio, e outros dizem que Selarón cometeu suicídio. Algumas pessoas dizem que Selarón estava em uma depressão profunda nos últimos meses de sua vida, e mal saia de sua casa. É daí que as especulações vem. Por outro lado, bem antes da polícia encontrar o corpo, as pessoas escutaram alguém gritando e cães latindo alto. Este é um mistério, que provavelmente nunca será descoberto.
Mas a obra de arte do Selarón permanece viva e pessoas do mundo inteiro a visitam todos os dias. Antes de sua morte, Selarón foi reconhecido por sua obra: ele se tornou um cidadão honorário do Rio de Janeiro – um título importante para um homem que dedicou 23 anos de sua vida para fazer a Escadaria Selarón.
Você conhece os artistas U2 e Snoop Dogg? Ambos gravaram um clipe na Escadaria Selarón! Depois da propaganda internacional, esse local se tornou um local que todos que visitam o Rio querem conhecer.
REFERÊNCIAS
Commentaires