top of page
Buscar
Foto do escritordanielericco

EXPRESSÕES ARQUITETÔNICAS - FEITO NAS COXAS





Essa expressão remete ao tempo da escravidão, em que pessoas negras escravizadas faziam telhas de argilas em suas coxas e o tamanho e formato variava de pessoa para pessoa, e isso remetia estar mal feito.

A teoria é muita difundida mas não parece verdadeira. As telhas coloniais eram feitas em moldes de madeira, onde eram também secadas ao sol. Imagine se um dono de escravos ia deixar eles dormindo horas no sol com uma telha em cada perna ?? E imagine quantos escravos parados seriam necessários para construir um telhado ?? As telhas do Brasil colônia tinham um tamanho padrão, em media 75 centímetros de comprimento. Para que um escravo moldasse ela sobre as coxas, calculando as devidas proporções, era preciso que ele tivesse, pasmem, altura de 3,5 m !!!!!

Ao fazer um telhado usando estas telhas desiguais elas não se encaixariam perfeitamente e a consequência era que os telhado ficariam tortos e quando chovesse, as goteiras apareceriam aos montes. Se comentava então que o telhado estaria feio e ruim porque as telhas tinham sido feitas nas coxas. A partir de então, o termo “feito nas coxas” passou a ser usado como sinônimo de algo feito de qualquer maneira, com pouco capricho e com uma conotação racista, já que era feita por negros. O fato é que a expressão “feito nas coxas” tem provável origem sexual, surgida de relações rápidas e feitas às escondidas, em alguns casos para não perder a virgindade.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page