top of page
Buscar
Foto do escritordanielericco

EXPRESSÕES ARQUITETÔNICAS - SEM EIRA NEM BEIRA



Você sabe a origem da expressão popular “sem eira nem beira”? Uma das expressões famosas que replicamos sem nem saber o motivo nos revela um passado de segregação e preconceito, já que era relacionada às pessoas que não possuíam muitos bens materiais e viviam em situação de pobreza.

“Eira e Beira” vem de um estilo arquitetônico utilizado no Brasil Colônia. Nesse tipo de construção colonial existe uma espécie de extensão ondulada (ou aba) que fica acoplada por baixo do telhado. Uma forma graciosa de escoar a água da chuva sem escorrer pela fachada.. Olhando de baixo para cima, essas abas (ou extensões do telhado) eram chamadas de eira, beira e tribeira. A eira era a aba inferior. Já a beira, ou beiral, é o prolongamento do telhado que avança além das paredes externas e protege a casa e as eiras. A tribeira era a aba superior, o telhado propriamente dito. As famílias mais abastadas construíam suas residências com os três acabamentos do telhado. Já as casas mais populares eram feitas apenas com um dos acabamentos, a chamada tribeira. Esse aspecto arquitetônico português servia para denunciar o nível socioeconômico do proprietário do imóvel. Mas essa teoria caiu por terra pois algumas casas simples podiam ter mais de um acabamento – a simplicidade da casa, com meia água e do tipo porta e janela se devia muitas vezes ao tamanho do terreno e altura das casas.





Há outra hipótese, que remete à agricultura - um espaço de terra batida, lajeada ou cimentada, próximo às casas, nas aldeias portuguesas, onde se malhavam, trilhavam, limpavam e secavam cereais era denominado eira. Depois da colheita, os cereais ficavam ao ar livre e ao sol, a fim de serem preparados para a alimentação ou para serem armazenados. A beira, por sua vez, seria a beirada desse terreno. Quando o terreno não possuía beira, os grãos eram carregados pelo vento, deixando o dono em prejuízo. Quem possuísse uma eira era proprietário e produtor, com terras, casa e bens. "Quem não tem eira nem beira não é dono de terra nem de casa. Nos tempos atuais, é um sem-teto, um sem-terra.

480 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page