top of page
Buscar
Foto do escritordanielericco

HISTÓRIA DO PALHAÇO

Atualizado: 28 de mar. de 2023


Eles estão em muitos lugares. Nas ruas, teatros, televisão, cinema, hospitais e é claro, nos circos. Sua tarefa é fazer rir, o que eles fazem muito bem, a pelo menos, quatro mil anos. Estamos falando dos palhaços. De artistas de rua a conselheiros dos reis, eles ocuparam as mais diversas posições, nas diferentes civilizações em que os encontramos. O palhaço é uma figura conhecida popular, conhecida por trazer diversão e muitas gargalhadas para seu público. Esse personagem há muito tempo faz parte da infância das pessoas e até hoje marca presença na vida das crianças. Entretanto, a origem deles, costuma ser confundida com a história do circo. Por isso, não se sabe ao certo quando esse personagem surgiu.

O mais antigo palhaço conhecido foi um pigmeu que fingia ser o presidente da corte do Faraó Dadkeri-Assi da quinta dinastia egípcia. Ele era um tipo de bobo da corte da antiguidade.

No Oriente - Os palhaços desempenharam um importante papel na vida religiosa das sociedades asiáticas.

Nas cortes da China os palhaços tinham muito prestigio, podiam inclusive influenciar nas decisões importantes do Imperador. Nesse país os palhaços também estavam presentes nos teatros e nas cerimônias religiosas.

Na Malásia os palhaços utilizavam máscaras para se apresentar. Elas continham bochechas e sobrancelhas enormes, além de cores carregadas e um turbante. Os palhaços eram chamados de “P’rang”.

Na Grécia - Os palhaços eram conhecidos a mais de 2000 anos e faziam parte das apresentações teatrais. Após as peças consideradas sérias, os palhaços apresentavam a sua versão da história. Na paródia, os heróis eram considerados como idiotas. O herói mais visado era Hércules, para os palhaços, as façanhas do semideus eram obra do acaso e não da força de Hércules.

Na Idade Média - nos finais da Idade Média, os palhaços apareceram como profissionais cômicos que viajavam pelas cidades, eles começaram a imitar os bobos da corte. Nesse período surgiu um dos mais conhecidos tipos de palhaço: o Arlequim. Os palhaços contavam histórias, cantavam baladas, eram mímicos, equilibristas, acrobatas, malabaristas. Não por acaso, eram os artistas principais das companhias de arte.

O Bobo da Corte, ou Bufão, teve origem nesse período. Eram chamados bobos porque se faziam de tolos para provocar o riso dos espectadores. Entretanto, eram os únicos que podiam caçoar dos reis e da aristocracia sem sofrer represálias.

Nos Circos - Os primeiros circos surgiram em meados do século XVIII, criados por Philip Astley, um jovem sargento. No princípio os circos incluíam apenas apresentações eqüestres, com homens equilibrados em pé no dorso de cavalos.. Com o passar do tempo foram incluídas apresentações mais divertidas. Mais tarde Joseph Grimaldi, introduziria mudanças que mudariam a figura do palhaço. O palhaço branco, ou clown teve surgimento com essas mudanças.


Apesar do carisma, existe, em nossa cultura e senso comum, uma ideia de que palhaços são seres malignos. Por isso, muitas pessoas tem medo de palhaço, uma fobia chamada Coulrofobia. Esse mito persiste desde o ano de 1820, quando o primeiro palhaço com pinturas brancas, perucas e cores fortes nos olhos e bocas surgiu nos palcos de teatros: o palhaço Grimaldi.

Mesmo a intenção positiva da maquiagem, para chamar a atenção para um personagem divertido, era ela a principal responsável pela sensação de mal estar em algumas pessoas que conviviam com Grimaldi: elas lembravam machucados e sujeiras. Além da maquiagem, Grimaldi vivia, por trás dos panos do circo e do teatro, uma vida completamente diferente: era um batedor de carteiras, deprimido e com diversos históricos de maus tratos a seus filhos.

A vestimenta do palhaço, por si só, ativa no humano uma sensação de defesa primitiva – o medo do misterioso e desconhecido. Esse é um dos motivos pelos quais até mesmo crianças que nunca ouviram histórias de palhaços criminosos, temem esse personagem.

A cultura popular se apropriou da triste história de Grimaldi para tornar o uso da imagem do palhaço ainda mais assustadora. Em filmes, livros e teatros, se tornava cada vez mais comum o relato de histórias em que os palhaços faziam o papel de vilão (como It, de Stephen King e até mesmo o Coringa, de Batman). A popularização da imagem negativa dos palhaços também é um dos influenciadores do desenvolvimento do medo desse personagem.


FONTES

https://palhacemos.wordpress.com/historia/


https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-porque-tao-assustadores-mafalda-bozo-john-wayne-gacy-historia.phtml



2.325 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Thiago Dantas da SILVA
Thiago Dantas da SILVA
Oct 22, 2024

Paloma

Like

Thiago Dantas da SILVA
Thiago Dantas da SILVA
Oct 22, 2024

Palmeiras

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page