A Origem do nome carioca é controversa. Durante a segunda expedição exploradora no Brasil, o navegador português Gonçalo Coelho criou uma feitoria na foz do rio Carioca. Nesse local ele abastecia de água os navios. Em 1531, a expedição de Martim Afonso de Souza constrói uma casa de pedra no local da feitoria.
A etimologia da palavra, que significaria a “casa do homem branco”, havia sido adotada pelos primeiros portugueses. O tal rio Carioca se tornou a principal fonte de água dos primeiros moradores e depois passou a designar os habitantes da região e mais tarde da cidade. Novos estudos sobre o tupi antigo relatam que o termo usado, relativo ao século XVI, para designar “homem branco”, era (k) caraíba. Isso permitiria à palavra caraíboca [caraíba + oca (casa)] o significado de “casa do branco”. O francês Jean de Léry com a ajuda do intérprete francês que vivia no Rio e o acompanhava por onde andava, dizia que o nome do rio vinha de casa dos kariós; composto desta palavra kariós (carijós) e de ók (oca), que significa casa. Tirando o “os” (de kariós) e acrescentando ók, teremos kariók.” Contudo, essa hipótese sempre foi rechaçada e menosprezada ao longo da história brasileira, talvez por ser a fonte francesa. O principal argumento para negar a informação deixada por Léry seria o fato do improvável uso, por parte dos tupinambás do Rio de Janeiro, de um nome relacionado a uma tribo inimiga, no caso, os cariós ou carijós, do litoral Sul do Brasil. No entanto, os tupinambás mantinham contato regular com essa tribo, sabiam da sua existência, falavam a mesma língua e compartilhavam os mesmos rituais.
É muito provável que o termo possa ter um significado mais amplo do que a simples menção a outra etnia tupi. Devia mesmo ser uma forma de dizer “a casa do índio” ou “a casa dos índios cariós (tupis)”, ou ainda “a casa onde os inimigos encontravam a morte”, a qual, com o passar do tempo, teria se transformado em um nome honorífico de uma grande aldeia.
O termo Carioca da Gema é dado as pessoas nascidas e criadas na cidade do Rio de janeiro, filhos de pai e mãe cariocas. Fluminense é o nome dado as pessoas nascidas em outras regiões do Estado do Rio de Janeiro. O termo só foi usado como apelido dos moradores a partir do século XVIII.
REFERÊNCIAS
Silva, Rafael Freitas da. Rio Antes do Rio. . Editora Relicário. 4ª edição. Rio de janeiro, 2019
Comments